Definições

 

Demência é um conjunto de alterações que ocorrem no cérebro e modificam o funcionamento das nossas capacidades intelectuais.

(BRUCKI; ABRISQUETA, 2008)

 

Demência é uma palavra de origem latina, dementia, que significa perder a mente ou estar sem a mente; "mente" aqui tem um sentido bem mais amplo, que poderia ser considerado como aquilo que torna um indivíduo único e lhe permite relacionar-se com os que estão à sua volta.

 

O termo demência deve ser entendido como uma síndrome, um conjunto de sinais e sintomas que pode ter diferentes causas. Independentemente destas, a demência pode ser percebida pelas alterações que prococa nas atividades do dia-a-dia e no comportamento. A avaliação neurológica indica a possível causa, e a avaliação neuropsicológica mostra alterações em diferentes áreas da cognição, quem podem explicar, pelo menos em parte, essas alterações.

 

Demência poderia ser definida como "uma progressiva alteração de pelo menos duas áreas da cognição (uma delas sendo, tipicamente, a memória) e do comportamento, com intensidade suficiente para interferir no funcionamento pessoal, social e profissional".

(BERTOLUCCI, 2005)

 

Demência é um declínio congnitivo e/ou comportamental crônico e geralmente progressivo, que causa restrições graduais nas atividades da vida diária e que não pode ser explicado por modificações na consciência, na mobilidade ou no sensório.

(MESULAN, 2000)